segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CAPITÃO AMADOR

 

A prova para Capitão Amador abordará os seguintes assuntos

  • Navegação Astronômica.
  • Navegação Eletrônica.
  • Estabilidade.
  • Meteorologia e Oceanografia.
  • Comunicações.
  • Sobrevivência no Mar.
  • O assunto Navegação Astronômica abordará os seguintes tópicos:
    • a) noções básicas de astronomia aplicada à navegação:
      • Medida de tempo - Hora média local (HML), Hora média de Greenwich (HMG), Hora legal, Fusos horários.Uso do Almanaque Náutico Brasileiro.
    • b) Cálculo da hora legal da passagem meridiana superior do sol pelo processo aproximado.
    • c) Posição pela passagem meridiana do sol.
  • O assunto Navegação Eletrônica abordará os seguintes tópicos:
    • a) Uso dos sistemas de navegação por satélite (GPS e DGPS)
    • b) Navegação radar
      • Poder discriminador em marcação.
      • Poder discriminador em distância.
      • Técnicas de navegação com o radar; Aterragens – Navegação Costeira – Navegação de Praticagem.
      • Auxílio à Navegação Radar RACON).
      • O radar como importante recurso para evitar colisão no mar.
    • c) Navegação batimétrica - O uso do ecobatímetro na navegação.
  • O assunto Estabilidade abordará os seguintes tópicos:
    • a) Noções básicas sobre flutuabilidade, estabilidade e reserva de flutuabilidade:
      • Pontos notáveis de estabilidade (centro de gravidade, centro de carena e metacentro).
      • Altura metacêntrica.
      • Condições de equilíbrio de uma embarcação.
    • b) Alterações da flutuabilidade e da estabilidade:
      • Causas da banda permanente e formas de correção.
      • Efeito de superfície livre (causas, precauções e correções).
      • Variação das condições de estabilidade durante uma viagem (mau tempo, embarque de água do mar, consumo, água aberta e avarias).
      • Variação da estabilidade de uma embarcação, em função da alteração do projeto inicial de construção.
  • O assunto Meteorologia e Oceanografia abordará os seguintes tópicos:
    • a) Elementos meteorológicos:
      • Pressão atmosférica.
      • Umidade relativa do ar.
      • Nebulosidade e nevoeiro.
      • Circulação do ar.
      • Frentes frias, quentes, oclusas e estacionárias.
    •  b) Interpretação de boletins, cartas sinóticas e imagens de satélites meteorológicos:
      • Análise do estado do tempo relacionado aos centros de alta e baixa pressão atmosférica e frentes constantes dos boletins meteorológicos. Interpretação dos avisos de mau tempo. Interpretação da configuração isobárica das cartas sinóticas.
      • Interpretação dos elementos meteorológicos apresentados na carta sinótica de pressão à superfície (direção e intensidade do vento, cobertura do céu, tempo presente, linhas de instabilidade e evolução das frentes). Identificação dos elementos meteorológicos apresentados nas imagens de satélites meteorológicos.
    • c) Interação Oceano-Atmosfera:
      •  Ondas e marulhos. Características das correntes costeiras e oceânicas.
      • Principais correntes oceânicas. Estado do mar (Escala Beaufort).
    • d) Cartas Piloto e Marés:
      • Identificação da representação gráfica dos elementos meteorológicos e oceanográficos apresentados nas cartas piloto.
      • Identificação dos parâmetros das marés de sizígia e quadratura.
      • Interpretação das cartas de correntes de marés.
  • O assunto Comunicações abordará os seguintes tópicos:
    • a) Comunicações na Navegação Oceânica:
      • Equipamentos, procedimentos, freqüências de socorro, chamada e trânsito.
      • Estações de terra.
      • Uso e funcionamento do EPIRB e do SART.
  • O assunto Sobrevivência no Mar abordará os seguintes tópicos:
    • Técnicas e Procedimentos de Sobrevivência em mar aberto.
    • Noções de sobrevivência em balsas salva-vidas.

Lembre-se:
O candidato a Capitão-Amador já deve ser habilitado na categoria de Mestre-Amador.

Última Atualização: Portaria nº 100/DPC, de 04/06/2012.

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