A prova para Capitão Amador abordará os seguintes assuntos
- Navegação Astronômica.
- Navegação Eletrônica.
- Estabilidade.
- Meteorologia e Oceanografia.
- Comunicações.
- Sobrevivência no Mar.
- O assunto Navegação Astronômica abordará os seguintes tópicos:
- a) noções básicas de astronomia aplicada à navegação:
- Medida de tempo - Hora média local (HML), Hora média de Greenwich (HMG), Hora legal, Fusos horários.Uso do Almanaque Náutico Brasileiro.
- b) Cálculo da hora legal da passagem meridiana superior do sol pelo processo aproximado.
- c) Posição pela passagem meridiana do sol.
- a) noções básicas de astronomia aplicada à navegação:
- O assunto Navegação Eletrônica abordará os seguintes tópicos:
- a) Uso dos sistemas de navegação por satélite (GPS e DGPS)
- b) Navegação radar
- Poder discriminador em marcação.
- Poder discriminador em distância.
- Técnicas de navegação com o radar; Aterragens – Navegação Costeira – Navegação de Praticagem.
- Auxílio à Navegação Radar RACON).
- O radar como importante recurso para evitar colisão no mar.
- c) Navegação batimétrica - O uso do ecobatímetro na navegação.
- O assunto Estabilidade abordará os seguintes tópicos:
- a) Noções básicas sobre flutuabilidade, estabilidade e reserva de flutuabilidade:
- Pontos notáveis de estabilidade (centro de gravidade, centro de carena e metacentro).
- Altura metacêntrica.
- Condições de equilíbrio de uma embarcação.
- b) Alterações da flutuabilidade e da estabilidade:
- Causas da banda permanente e formas de correção.
- Efeito de superfície livre (causas, precauções e correções).
- Variação das condições de estabilidade durante uma viagem (mau tempo, embarque de água do mar, consumo, água aberta e avarias).
- Variação da estabilidade de uma embarcação, em função da alteração do projeto inicial de construção.
- a) Noções básicas sobre flutuabilidade, estabilidade e reserva de flutuabilidade:
- O assunto Meteorologia e Oceanografia abordará os seguintes tópicos:
- a) Elementos meteorológicos:
- Pressão atmosférica.
- Umidade relativa do ar.
- Nebulosidade e nevoeiro.
- Circulação do ar.
- Frentes frias, quentes, oclusas e estacionárias.
- b) Interpretação de boletins, cartas sinóticas e imagens de satélites meteorológicos:
- Análise do estado do tempo relacionado aos centros de alta e baixa pressão atmosférica e frentes constantes dos boletins meteorológicos. Interpretação dos avisos de mau tempo. Interpretação da configuração isobárica das cartas sinóticas.
- Interpretação dos elementos meteorológicos apresentados na carta sinótica de pressão à superfície (direção e intensidade do vento, cobertura do céu, tempo presente, linhas de instabilidade e evolução das frentes). Identificação dos elementos meteorológicos apresentados nas imagens de satélites meteorológicos.
- c) Interação Oceano-Atmosfera:
- Ondas e marulhos. Características das correntes costeiras e oceânicas.
- Principais correntes oceânicas. Estado do mar (Escala Beaufort).
- d) Cartas Piloto e Marés:
- Identificação da representação gráfica dos elementos meteorológicos e oceanográficos apresentados nas cartas piloto.
- Identificação dos parâmetros das marés de sizígia e quadratura.
- Interpretação das cartas de correntes de marés.
- a) Elementos meteorológicos:
- O assunto Comunicações abordará os seguintes tópicos:
- a) Comunicações na Navegação Oceânica:
- Equipamentos, procedimentos, freqüências de socorro, chamada e trânsito.
- Estações de terra.
- Uso e funcionamento do EPIRB e do SART.
- a) Comunicações na Navegação Oceânica:
- O assunto Sobrevivência no Mar abordará os seguintes tópicos:
- Técnicas e Procedimentos de Sobrevivência em mar aberto.
- Noções de sobrevivência em balsas salva-vidas.
Lembre-se:
O candidato a Capitão-Amador já deve ser habilitado na categoria de Mestre-Amador.
Última Atualização: Portaria nº 100/DPC, de 04/06/2012.
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